Erros e dificuldades frequentes na aplicação das técnicas de contagem Frequent errors and difficulties in applying counting techniques
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os erros e dificuldades frequentes que apresentam os estudantes de Estatística I na UDO Anzoátegui ao aplicar técnicas de contagem encontram-se, em sua maioria, na resolução de problemas de combinação e permutação. Nesta pesquisa, evidenciou-se que a maior dificuldade do estudante ocorre no ambiente para o desenvolvimento das aulas expositivas. Foram selecionadas estratégias de aprendizagem baseadas na aprendizagem cooperativa, visando reduzir possíveis erros e dificuldades que os estudantes encontram na aplicação das técnicas de contagem. Concluiu-se que os estudantes devem adotar uma visão cooperativa do processo de aprendizagem e implementar estratégias, tais como: reflexão consciente sobre o propósito ou objeto de estudo, conectar os novos conhecimentos aos já aprendidos, organizar as informações e aplicar as técnicas de estudo.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Las personas autoras conservan los derechos de autoría, pero ceden a la revista el derecho de la primera publicación. También, permiten a la revista editarlo, reproducirlo, distribuirlo, exhibirlo y promocionarlo en el país y en el extranjero mediante diferentes medios impresos y digitales. Además, permiten que el artículo sea adaptado a formatos de lectura, sonido o voz para que pueda ser accedido por personas que presenten alguna discapacidad o limitación. Se podrá traducir a cualquier idioma diferente al del artículo original.
Las personas autoras permiten a la revista publicar, junto con el artículo, datos personales como nombres, apellidos, institución de filiación, ciudad, país y correo electrónico.
Asimismo, las personas autoras asumen el compromiso sobre cualquier litigio o reclamo relacionado con los derechos de propiedad intelectual, exonerando de responsabilidad a la revista y al Instituto Tecnológicos de Costa Rica.
Se aclara que los puntos de vista y comentarios de las personas autoras de los artículos no necesariamente representan los puntos de vista de la revista ni los del Instituto Tecnológico de Costa Rica.
Los artículos están licenciados bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0 International License.
